Paulo Ferreira da Cunha é Juiz Conselheiro (equivalente a Ministro no Brasil) do Supremo Tribunal de Justiça em Portugal. Possui o título de Advogado desde 1986, embora tenha solicitado a suspensão de sua inscrição na Ordem dos Advogados. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi agraciado em 2019 com o título de membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Convidado para integrar o Comitê ad hoc de juristas para a criação de um Tribunal Constitucional Internacional, com mandato para Portugal e América do Sul e Central, Paulo residiu durante alguns anos em São Paulo. Nesse período, atuou como professor convidado, visitante e honorário em várias instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi também Professor Titular na pós-graduação da FADISP, além de ser bolseiro da FUNADESP, da Universidade Anhembi-Morumbi e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Ele percorreu diversos estados do Brasil, realizando aulas e palestras.
Atualmente, em Portugal, é Professor Catedrático de Direito, com nomeação tenure, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (desde 2001), estando presentemente licenciado para exercer a função de Juiz. Lecionou anteriormente na Universidade do Minho em Braga, onde ajudou a fundar o Curso de Direito e foi o primeiro Diretor do centro de pesquisa jurídica, além de ter lecionado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Paulo é professor da Academia Internacional de Direito Constitucional e Professor Visitante da Universidade Paris XIII e da Universidade de Direito de Kiev, além da Academia Nacional das Ciências da Ucrânia e da Universidade Autónoma do Nordeste, no México. Ele é também Professor Associado da Laurentian University, no Canadá.
É doutor em Direito pela Universidade Paris II (1992) e pela Universidade de Coimbra (1995), onde também obteve o título de Mestre (1988) e Licenciado (1984). Conquistou o título de Agregado (equivalente ao de Livre-Docente) em Direito pela Universidade do Minho (2000) e é Pós-Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2013).
Paulo Ferreira da Cunha é membro da Academia Brasileira de Direito Internacional, da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Europeia de Teoria do Direito em Bruxelas, além de ser associado da Natural Law Society em Nova Iorque e Sócio Correspondente do Centro de Letras do Paraná. Com mais de 600 artigos e mais de 130 livros publicados, suas obras foram traduzidas para castelhano, francês, italiano, inglês, alemão, chinês, entre outros idiomas. Seu livro Direito Constitucional Geral, atualmente na 4.ª edição publicada pela InterSaberes, em Curitiba, foi premiado com um dos Prêmios Jabuti de 2007 para o melhor livro de Direito.