Publicações, artigos & notícias

Uso das TIC na educação superior a distância

Este artigo aborda como tem acontecido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação superior a distância em estudo no período de 2012 a 2016. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática com coleta de dados via Portal da CAPES em diferentes bases de dados. Posteriormente, os resultados foram tratados com auxílio do software StArt3 e analisados, sintetizados e organizados por adjacências de ideias. Da análise conclui-se que a integração das TIC na educação superior a distância está acontecendo de forma e ritmo diferente nas instituições. Os estudos reforçam a necessidade da melhoria do desempenho acadêmico com o uso das TIC, aponta para o desenvolvimento das competências integrais dos professores, estudantes e equipe acadêmico-administrativas, bem como, a necessidade de novos estudos voltados às complexidades da aplicação das TIC na educação superior a distância.

Clique aqui para ver o artigo na integra.

Autores

Welinton Baxto
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Vânia Lúcia Quintão Carneiro
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Picture of Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura​

Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura​

Entidade cultural em atividade desde 1910, de quando datam seus primeiros registros como Academia Brasileira de História.

Respostas de 3

  1. Na atualidade, percebe-se que o emprego das tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de agirmos em sociedade. No Brasil, as TIC veem ao longo de algumas décadas se materializando ao ambiente educacional à medida que evoluem as tecnologias digitais (TD). Observam-se nas instituições das redes públicas da educação básica tendências quanto ao emprego das TD no processo ensino-aprendizagem com distribuição de tecnologia, formação de gestores, professores, estudantes e pessoal administrativo, com vistas à melhoria da qualidade educacional e inclusão digital. Na educação superior, nota-se por intermédio da Educação a Distância (EaD) se ambicionou o investimento intelectual da graduação à pós-graduação com reflexo na melhoria da prática docente e na expansão da oferta da educação superior em múltiplas plataformas midiáticas.

  2. Consta na Meta 12 do PNE 2014-2024 a intenção de ampliar a oferta de vagas, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Contudo, alertou a UNESCO (2015) que o Brasil precisa melhorar a competência do professor em utilizar as TIC na educação, pois as pesquisas mostraram que grande parcela dos alunos de diferentes níveis educacionais apresenta deficiência de aprendizagens em diferentes disciplinas, logo, a baixa absorção de conceitos científicos prejudica a inclusão desses indivíduos na sociedade moderna.

  3. Ponderou a UNESCO (2012, p. 37) que “[…] é importante considerar a expansão da modalidade EAD, para a qual precisam ser consideradas as novas tecnologias de ensino-aprendizagem presentes nas IES”. Neste trabalho surgiram indagações quanto ao […] “uso de tecnologias na educação superior, que nos remetem à discussão sobre a forma de utilização das novas tecnologias, especialmente a grande expansão da modalidade EaD no Brasil. Por conseguinte, foram lançados alguns questionamentos, tais como: a EaD tem se expandido, mas com qual qualidade? As tecnologias disponíveis estão sendo adequadamente utilizadas? O modelo UAB é de fato uma alternativa viável para a expansão da ES pública?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diretoria de comunicação

Fala agora

Fale com a Abrasci, esclareça sua dúvidas,eventos,sugestões, elogios.

Picture of Compartilhe
Compartilhe

Siga nossa página! Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe com seus amigos. Siga nossos perfis nas redes sociais.